sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Pessoas que escaparam da morte e se deram mal

5 pessoas que escaparam da morte e se deram mal
Você já ouviu aquelas histórias de pessoas que conseguiram escapar de situações ou acidentes fatais milagrosamente, mas que, algum tempo depois, acabaram perdendo a vida tragicamente em outros incidentes? Confira cinco casos como este a seguir:

1 – Lugar errado


Você se lembra do acidente envolvendo o voo 214 da companhia aérea Asiana que ocorreu em São Francisco em julho deste ano? A tragédia contabilizou 180 feridos e duas vítimas fatais. Uma delas era a jovem Ye Meng Yuan, que não morreu por conta de ferimentos provocados pelo choque da aeronave nem pelo incêndio que seguiu o impacto.
Ninguém sabe explicar ao certo como tudo aconteceu, mas Ye, embora ferida, conseguiu escapar da fuselagem e se encontrava deitada a alguns metros do avião — coberta pela espuma utilizada para combater as chamas —, quando foi atropelada por um dos caminhões dos bombeiros que atendia a emergência.

2 – Time completo


Na década de 70, os jogadores de um time de basquete — da Universidade de Evansville — de Indiana, nos EUA, morreram tragicamente em um acidente de avião que ocorreu pouco depois da decolagem. Apenas um dos integrantes da equipe ficou para contar a história: um rapaz chamado David Furr, que não estava na aeronave naquele fatídico dia devido a uma lesão no tornozelo. Mas ele não ficou vivo por muito tempo...
Duas semanas depois do desastre, Furr estava voltando para casa com seu irmão mais novo quando seu carro foi atingido por um motorista embriagado, e ele acabou se juntando aos demais companheiros de time.

3 – Dias de atraso


Você se lembra do terrível acidente com o avião da Air France que ocorreu em 2009? O voo partia do Brasil com destino à França, e todas as 228 pessoas que estavam a bordo perderam suas vidas. A italiana Johanna Ganthaler, que estava passando as férias por aqui com o marido, chegou atrasada ao aeroporto e não conseguiu embarcar, escapando da tragédia por pouco.
Contudo, duas semanas depois, lá estava a Johanna viajando com seu marido na Áustria, quando o carro no qual se encontravam perdeu o controle, invadiu a pista contrária e bateu de frente com caminhão. Apenas o marido sobreviveu.

4 – Alvo certo


Em 2012, durante a exibição do filme “Batman: O Cavaleiro das Trevas”, mais de 50 pessoas ficaram feridas e 12 perderam suas vidas depois que um maluco invadiu a sala de cinema, lançou uma bomba de gás contra a plateia e começou a disparar. Esse incidente ocorreu em Aurora, no Colorado e, entre as vítimas fatais estava Jessica Redfield, uma jovem locutora de esportes que trabalhava como estagiária em uma rádio de Denver.
Coincidentemente, Jessica havia sobrevivido a um tiroteio que ocorreu em um shopping de Toronto, no Canadá, apenas um mês antes do ataque no cinema. Um detalhe sinistro sobre essa história é que a moça descreveu a experiência no centro comercial em seu blog, contando que não conseguia se livrar de uma sensação estranha que a deixava oprimida.

5 – 11/09


Um dos piores ataques terroristas da História sem dúvida foi o que ocorreu ao World Trade Center, nos EUA. Quase 3 mil pessoas perderam suas vidas e mais de 6 mil ficaram feridas, e Hilda Yolanda Mayol foi uma das afortunadas que conseguiram escapar de uma das torres atingidas. Mas a sorte da moça durou pouco. Na verdade, apenas dois meses.
Hilda decidiu tirar férias e visitar sua terra natal — a República Dominicana — com a família, e inclusive enviou sua mãe e seus dois filhos duas semanas antes. Por azar, Hilda tomou o voo 589 da American Airlines, que caiu no Queens, em Nova York, matando todos os 260 passageiros que estavam a bordo da aeronave.

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

13 curiosidades bastante curiosas sobre a sexta-feira treze

1. A  fama de azar da sexta-feira 13 é a mais popular entre os cristãos. Explica-se: Jesus Cristo foi crucificado numa sexta-feira e, na sua última ceia, havia 13 pessoas à mesa — ele e os 12 apóstolos.
2. Antes disso, porém, existem versões que provêm de duas lendas da mitologia nórdica. Na primeira delas, conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Daí veio a crendice de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça na certa.
3. Segundo outra história, a deusa do amor e da beleza era Friga. Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, Friga foi transformada em bruxa. Como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio. Os 13 ficavam rogando pragas aos humanos.
4. Há também suspeitas de que a crença venha de uma rixa entre o rei francês Filipe, o Belo, e a Ordem dos Templários. No século XIV, o monarca decidiu cobrar impostos da Igreja Católica. O papa Bonifácio VIII ficou indignado e o excomungou. Filipe tentou, então, entrar para a Ordem dos Templários. Assim, se reaproximaria da Igreja. Mas não foi aceito. Por vingança, ordenou a prisão e tortura de 5 mil cavaleiros. Isto ocorreu em 13 de outubro de 1307, uma sexta-feira.
5. Quem tem medo de sexta-feira 13 é chamado de parascavedecatriafóbico. O termo vem da junção das palavras gregas "paraskevi" ("sexta-feira"), "dekastreis" ("treze") e "phobia" ("medo"). A palavra é considerada uma variação do termo "triskadekafobia", ou "fobia do número 13".
6. O principal Ato Institucional da Ditadura Militar no Brasil, o AI-5, foi decretado no dia 13 de dezembro de 1968. Coincidência ou não, esse dia caiu numa sexta-feira.
7. De acordo com um estudo publicado pelo "British Medical Journal" em junho de 2008, os acidentes de carro aumentam 52% nas sextas-feiras 13, na Inglaterra. Por outro lado, o Centro Holandês de Estatísticas Atuariais, em estudo publicado no mesmo mês, diz que há menos registros de acidentes, roubos e incêndios no "Dia do Azar".
8. Essa estatística também vale na Eslováquia. Um estudo da Allianz Seguros apontou que há mais registros de acidentes de carro em sextas-feiras 13 do que nos outros dias do ano. A pior sexta-feira 13 foi em agosto de 2010, quando uma tempestade noturna provocou 912 desastres.
9. Na cidade de São Paulo, o Centro de Controle de Zoonoses proibiu que gatos pretos sejam adotados em sextas-feiras 13. Tudo para poupar os bichanos de possíveis rituais de magia negra.
10. Mais de 60 milhões de pessoas no mundo alegam mudar suas rotinas nas sextas-feiras 13. Algumas não vão trabalhar, outras evitam pegar o carro e as mais medrosas passam o dia todo na cama.
11. O rapper Tupac foi assassinado em uma sexta-feira 13. Margaret Thatcher e Fidel Castro nasceram em uma sexta-feira 13.
12. O transatlântico italiano Costa Concordia naufragou no dia 13 de janeiro de 2012, uma sexta-feira 13. O acidente provocou 32 mortes e deixou 64 feridos. 
13. O mundo pode acabar em uma sexta-feira 13. O asteroide Apiophis 99942 está previsto de se aproximar da Terra na sexta-feira 13 de abril de 2029. A rocha, que é do tamanho do estádio do Maracanã, deve passar a 30 mil quilômetros da superfície do planeta, podendo ser visto a olho nu. No entanto, se o asteroide desviar sua trajetória e acabar passando pela nebulosa Buraco de Fechadura, fenda de ressonância gravitacional, sua rota será alterada e ele, inevitavelmente, colidirá com a Terra. O impacto seria equivalente ao de 100 mil bombas nucleares.

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Objetos mais sujos que a privada

De todos os objetos e lugares, você só se preocupa com a sujeira do banheiro, seja na sua casa ou qualquer outro lugar.
Mas aqui vamos lhe mostrar que existem objetos do seu dia a dia que são mais sujos ou a mesma coisa que a privada. Prepare-se!
Celular
Foi realizado um estudo na Queen Mary University of London indicando que 1 em cada 6 celulares são infectado com bactérias fecais. Isso está ligado aos próprios hábitos de higiene mesmo 95% dos entrevistados terem declarado lavar as mãos com sabão, 82% das mãos e 92% dos celulares analisados apresentaram bactérias. Sem contar que raramento as pessoas higienizam seus celulares. Agora pare e pense: teu celular está numa aproximidade ao rosto e à boca. (Eca!)

 Controle remoto
Saiba que o controle remoto é um dos principais propagadores de doenças no lar – pelo menos 50% deles estão contaminados com germes e bactérias, segundo um estudo da University of Virginia.


Dinheiro
A University of London aponta que 80% das cédulas estão infectadas de germes.



 Escova de dentes
Você sabia que a boca têm 500 tipo de bactérias e podem sobreviver até 48 horas na sua escova de dentes? Ainda mais se ela fica guardada em cima da pia. Para melhor evitar que isto aconteça JAMAIS dê a descarga com a tampa aberta, pois os germes podem se espalhar por até 6 metros e aterrizar direto na escova, pia e maçanetas. Um estudo publicado no The Journal of Clinical Dentistry, aponta que é importante manter a escova limpa e seca.

 Máquina de lavar roupas
Não parece, mas sim, é provável que 50% das máquinas de lavar roupas tenham bactérias fecais, assim aponta um estudo feito pela Universidade do Arizona, além disso 100% das máquinas também apresentavam mofo. Para combater recomenda-se lavar primeiro as roupas brancas usando alvejante e uma vez por mês, fazer um ciclo sem roupas para limpeza do aparelho.



 Pia da cozinha
Assim que acabar de ler essa matéria, aposto que você irá correndo à cozinha para desinfetar a pia da cozinha? A pia pode acumular até 100 mil vezes mais germes e bactérias que a privada, segundo estudo da Hygiene Concil.



 Teclado
Que tal limpar o teclado pelo menos três vezes por semana? O teclado não limpo pode apresentar 400 vezes mais bactérias que uma privada.


 Xícara de café e esponjas
O Dr. Germ da Universidade do Arizona, aponta que nos estudos realizados 20% das xícaras de café analisadas continham bactérias fecais, mas o culpado não era o café (ufa!). Os germes identificados são da esponja usada para lavar os recipientes. Já um estudo conduzido pela Simmons College foi identificado que um terço das esponjas analisadas estavam contaminadas. Elas acumulam uma série de bactérias vindas principalmente de carnes cruas. Além de trocá-la com frequência, é recomendado guardar a esponja de forma que fique menos úmida.

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Por que japoneses têm olhos puxados

Na verdade os olhos dos orientais (e não exclusivamente dos japoneses, como também de chineses, coreanos, tailandeses, etc) não são “puxados” e sim a pálpebra é mais lisa, e não curva como nos olhos ocidentais. O sulco palpebral superior, geralmente bem definido e cerca de 7 mm acima da linha ciliar nos ocidentais, está ausente nos orientais.
Esse sulco torna-se mais evidente ao se abrir os olhos. Há nos orientais o aspecto amendoado com elevação do canto lateral. A pálpebra inferior é caracterizada por excesso de gordura orbital, gordura pré-tarsal (porção posterior) e excesso de pele na parte medial.
Essas características provavelmente decorreram de um processo de seleção natural, ja que os olhos orientais são mais adequados para proteção contra o frio rigoroso. Possivelmente as populações que conseguiram fixar residência ao leste do Himalaia primeiro tinha forte tendência nesse perfil, e que se manteve com o passar dos séculos.
Além disso, esse traço deve ter sido uma vantagem para os habitantes de regiões frias, pois sua função é parecida com a dos óculos dos esquiadores, que possuem um visor em forma de fenda para reduzir a luminosidade refletida pela neve. Isso parece lógico, já que os mongolóides, que têm essa característica, surgiram de uma área gelada no norte da Ásia, há cerca de 10 mil anos. Como a imensidão branca das regiões frias reflete muito a luz solar que chega à superfície, quem mora nesses lugares pode ter problema de vista a longo prazo – desde cegueira momentânea até certos transtornos de retina -, o que explicaria a predominância dos olhos puxados na seleção natural.
Há diferenças entre os diferentes padrões (chineses, coreanos, japoneses) mas que são sutis para os olhos ocidentais.

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Falta de postagens

Caríssimos leitores, sei que vocês que fazem o sucesso do meu blog, e vocês que me fazem arranjar tempo de levar informações a todos vocês, por isso estou  aqui, para me desculpar, pois ficarei os próximos seis dias sem postar, pois estarei em uma viagem e não terei tempo de entrar no blog, sendo amanhã o último dia em que postarei, se houver tempo, algo antes de viajar. O blog retornará às suas postagens normais no dia 20/11/2013 (quarta-feira).
Obrigado.

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Diversas espécies de baratas

capa_barata
Sim, sabemos que ao ler esse artigo você ficará com arrepios e mais arrepios, mas não precisa ficar com nojo e nem “aflição” apenas fique por dentro de algumas espécies (sim, existem várias!).
Aqui estão algumas…




Barata americana:
A barata-americana (Periplaneta americana) é uma espécie de barata grande, dotada de asas e geralmente tendo o tamanho entre 2,5 cm a 4 cm. É bem comum no Brasil, nos estados do sul dos Estados Unidos, e em países de clima tropical. Pode ser achada em diversos lugares do mundo, devido ao fato de ser transportada acidentalmente em viagens de comércio. Por conta disso é considerada uma espécie cosmopolita.
O inseto é geralmente considerado como peste, já que invade casas para viver e comer.

Barata D’Água:
Apesar do seu nome vulgar, não são baratas, no sentido estrito, são na verdade grandes “barbeiros” aquáticos, sendo também conhecidos pelos nomes de arauembóia, bota-mesa, pica-dedo e escorpião-d’água.
Para conseguirem comer as suas presas, as baratas d’água agarram as suas “vítimas” com as patas dianteiras e injetam uma poderosa saliva digestiva que dissolve o interior da sua presa. Costumam se alimentar de caramujos, lesmas, girinos, salamandras, pequenos peixes e outros insetos, sugando seus líquidos orgânicos.

Barata verde:
As baratas do gênero Panchlora, comumente chamadas de baratas verdes, baratas cubanas ou baratas da banana são conhecidas por sua cor esverdeada, o que se torna único entre todas as baratas. Os indivíduos jovens, porém podem assumir cores pardas. São baratas com ampla distribuição nas Américas inclusive aqui no Brasil.

Barata besouro:
Uma grande parte das baratas costumam imitar besouros. Alguns gêneros de baratas (e não são poucas) são muito semelhantes a joaninhas e outros besouros crisomelideos como as Prosoplecta e as Phoraspsis. Algumas se assemelham tanto que podem até nos enganar. São conhecidas como baratas besouros, mas de besouro só tem a cara!

Barata rinoceronte:
Algumas espécies de baratas ostentam chifres e crenulações no pronoto (aquela placa da região dorsal da barata que encobre parcialmente ou totalmente a cabeça). A mais conhecida é a barata rinoceronte Macropanesthia rhinoceros. Somente os machos destas baratas usam as crenulações para brigarem nas disputas por fêmeas.

Baratas cascudas:
Algumas baratas são realmente grandes. Um exemplo são as baratas do gênero Blaberus, chamadas de baratas cascudas que costumam ser utilizadas como bichinhos de estimações e ás vezes alimento para outros animais! São conhecidas pelo seu tamanho extremo podendo chegar até 8cm.

Barata trilobita:
Estas baratas conhecidas como “baratas trilobitas” são espécies que se enterram na areia. Algumas ficam tanto na areia que os sedimentos chegam a ficar incrustados em seu exoesqueleto. Um exemplo é o gênero Calolampra e Polyzosteria.


Barata bombardeio:
A espécie do gênero Platyzosteria encontrada na Austrália, possui um comportamento de defesa semelhante ao besouro bombardeio. Quando ameaçada, ela empina o abdômen para cima e espirra uma substância cáustica que se atingir as mucosas pode causar até cegueira temporária.

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Fobias

fobias
Fobia (do Grego φόβος “medo“), em linguagem comum, é o temor ou aversão exagerada ante situações, objetos, animais ou lugares.
Sob o ponto de vista clínico, no âmbito da psicopatologia, as fobias fazem parte do espectro dos transtornos de ansiedade com a característica especial de só se manifestarem em situações particulares.
São três os tipos de fobias:
Agorafobia – Medo de estar em lugares públicos concorridos, onde o indivíduo não possa retirar-se de uma forma fácil ou despercebida.
Fobia Social – Medo perante situações em que a pessoa possa estar exposta a observação dos outros, ser vítima de comentários ou passar perante uma situação de humilhação em público.
Fobia Simples – Medo circunscrito diante objetos ou situações concretas.
OBS.: Para ver o resto da matéria, clique em mais informações, logo abaixo da postagem.

sábado, 2 de novembro de 2013

CRENDICES E SUPERSTIÇÕES COM A MORTE


• Quando morre uma pessoa, deve-se abrir todas as portas para a alma sair. Fecham-se porém os fundos da casa. A alma deve sair pela frente. A casa não deve ser fechada antes de sete dias pois o fel (as vísceras) do defunto só se arrebentará nesse prazo. Então a alma vai para o seu lugar. A novena de defunto é para a alma ir para onde foi destinada.
• Não se deve chorar a morte de um anjinho, pois as lágrimas molharão as suas asas e ele não alcançará o
céu
.
• Quando numa procissão, o pálio para defronte de alguma porta de uma casa, é presságio de morte de alguma pessoa dessa casa, porque o pálio para sempre defronte às janelas.
• Homem velho que muda de casa, morre logo.
• Quando a pessoa tem um tremor, é porque a morte passou por perto dela. Deve-se bater na pessoa que está próxima e dizer: sai morte, que estou bem forte.
• Acender os cigarros de três pessoas com um fósforo só, provoca a morte da terceira pessoa.
Outra versão: morrerá a mais moça dos três fumantes.
• Derrubar tinta é prenúncio de morte.
• Quando várias pessoas estão conversando e param repentinamente, é que algum padre morreu.
• Perder pedra de anel é prenúncio de morte de pessoa da família.
• Quando uma pessoa vai para a mesa de operação, não deve levar nenhum objeto de ouro, pois se tal acontecer, morre na certa.
• Não presta tirar fotografia, sendo três pessoas, pois morre a que está no centro.
• Doente que troca de cama, morrerá na certa.
Outra versão: não morrerá.
• Não se deve deitar no chão limpo, pois isso chama a morte para uma pessoa da família.
• Quando pessoas vão caçar ou pescar, nunca devem ir em número de três, pois uma será picada por cobra e morrerá na certa.
• Quem come o último bocado morre solteiro.
• Se acontece de se ouvir barulho à noite, em casa, é que a morte está se aproximando.
• Quando morre uma pessoa idosa, morre logo um anjo seu parente (criança) para levar aquela para o céu.
• Defunto que está com braços duros, amolece-os se pedir que assim faça.
• Defunto que fica com o corpo mole é indício de que um seu parente o segue na morte.
• Quando o defunto fica com os olhos abertos é porque logo outro da família o seguirá.
• Não se deve beijar os pés de defunto, pois logo se irá atrás dele, morrendo também.
• Na hora da morte, fazer o agonizante segurar uma vela para alumiar o caminho que vai seguir.
• Em mortalha, a linha não deve ter nó.
• Água benta ou alcânfora temperada na pinga joga-se com um galho de alecrim, sobre o defunto.
• Quando uma pessoa jogar terra sobre o defunto na cova, deve pedir ao mesmo que lhe arranje um bom lugar no além. Se ele for para um bom lugar, arranjará; se para um mau quem pede está azarado. Bom é pedir lugar para o cadáver de um anjinho, pois este sempre vai para um bom lugar.
• Não se deve trazer terra do cemitério quando se volta de um enterro, pois ela traz a morte para a casa.
• A pessoa que apaga as velas após a saída do enterro morrerá logo. É bom colocar perto do caixão do defunto um copo d’água benta.
• Não presta ver muitos enterros, pois com isso se chama a morte para si.
• Quando passa um enterro, não se deve atravessar o acompanhamento, pois isso traz a morte para pessoas da família. Bom é acompanhar o enterro.
• Não presta acender só três velas para defunto; deve-se acender quatro.

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Confira os benefícios de ouvir música para a saúde

capa_musica
Sabemos que fazendo exercícios, dirigindo, trabalhando ou qualquer outra atividade enquanto se ouve música traz muitos efeitos positivos, porém, o que a ciência tem a dizer sobre esses efeitos?
Dois pesquisadores, do departamento de psicologia da Universidade de McGill (Canadá), revisaram 155 estudos sobre a influência da música na neuroquímica humana. e constataram que certas músicas podem:
  • elevar a produção de imunoglobulina A (um anticorpo essencial) e de células brancas que atacam invasores como bactérias e germes;
  • reduzir os níveis de cortisol (conhecido como hormônio do estresse) e assim,
  • elevar os de oxitocina (ligado ao bem-estar) no corpo, melhorando o humor da pessoa e facilitando interações sociais.
  Fonte: Medical Xpress e Trends in Cognitive Science

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Você está amando ou sofrendo?

Um bom número, dos que dizem estar apaixonados, vive uma vida de exagerada "dedicação" à pessoa "amada". Costuma dormir muito tarde, falando ao celular ou vendo fotos da pessoa com quem se relaciona. Muitas tarefas do cotidiano são proteladas, porque o pensamento só gira em torno do outro. Os antigos amigos, membros da família e as pessoas com quem antes conversava, parecem ter deixado de existir. No mundo desses "apaixonados" apenas um habitante existe: a pessoa "amada". Mas, seria isto mesmo amor ou uma espécie de sofrimento psicológico onde, paulatinamente, um deixa de viver tentando ser a vida do outro?
OBS.: Para ver o resto da matéria clique em mais informações, logo abaixo da postagem.

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Eclipse penumbral lunar amanhã


Fig. 1 Sequência de imagens da lua mostrando a evolução de um eclipse penumbral. Imagem: Observatório de Hong Kong.
Um eclipse penumbral ocorre quando a Lua entra a área da penumbra da Terra. A penumbra é a região da sombra que não está completamente obscurecida pelos raios do Sol. A diferença de brilho que se observa na penumbra se deve à diferença de tamanho entre o Sol e a Terra.
Então, esse tipo de eclipse faz com que a lua apareça apenas levemente escurecida (como visto desde a Terra, Fig. 1) e sua impressão é bem menos dramática do que em um eclipse total da Lua.
O anoitecer do dia 18 de Outubro de 2013 será marcado por um eclipse penumbral que poderá ser visto na Europa, Oeste da Ásia, África, Leste da América do Norte e Leste da América do Sul (o que inclui o Brasil).
Para a cidade de Campinas/SP, a seguinte tabela fornece o horário para entrada, máximo e saída da Lua da penumbra. Para outras localidades, o horário fornecido segundo o Tempo Universal poderá ser usado para determinar esses momentos.
Fig. 2 Tabela com horários para  o início, máximo e fim do eclipse penumbral.
Este eclipse será sucedido por um eclipse total do Sol a 3 de Novembro de 2013 que não será visível no Brasil em sua totalidade.
O próximo eclipse lunar será a 15 de Abril de 2014.
Tempos de exposição para fotografar eclipses lunares. Segundo Keith Cooley.
Fotografia de eclipse lunar
Para quem tiver interesse em registrar o fenômeno de forma fotográfica, a tabela da Fig. 3 sugere os tempos de exposição em segundos conforme indicado por Keith Cooley. Observe que esta tabela fornece o tempo conforme o número ISO e a abertura (número f). Na prática, o ideal é que se experimente com diversos tempos e aberturas para obter os melhores resultados.
Alguns fatos interessantes sobre eclipses
  • Eclipses lunares somente ocorrem durante luas cheias;
  • Eclipses solares somente ocorrem durante luas novas;
  • Um eclipse solar sempre ocorre duas semanas depois ou antes de um eclipse lunar (no caso do eclipse de 18 de outubro de 2013, haverá ocorrência de eclipse total do sol em 3 de Novembro de 2013 que não será visível no Brasil);
  • Eclipses lunares podem durar no máximo 3 horas e 40 minutos, com a totalidade durante até 1 hora e 40 minutos;
  • Eclipses solares podem durar, no máximo 7 minutos e 40 segundos se forem totais (no equador). Se forem eclipses anulares, podem durar até 12 minutos e 24 segundos;
  • Eclipses solares nunca podem ocorrer mais de três vezes ao ano. Eclipses solares ocorrem, pelo menos, duas vezes ao ano, mas nunca mais de cinco vezes;
  • Eclipses lunares são visíveis em todo um hemisfério. Eclipses solares são visíveis apenas em uma pequena faixa que tem, no máximo 270 km de largura;
  • O maior número de eclipses lunares e solares que podem ocorrer em um ano é 7;
  • Dado uma localização geográfica específica no globo terrestre, um eclipse solar somente poderá ocorrer novamente 360 anos depois naquela mesma localização, em média;
  • As características de um dado eclipse são repetidas a cada 18 anos, 1 dia e 8 horas, com algumas pequenas variações. Tal ritmo de longo prazo é chamado de Ciclo de Saros.
A informação sobre a Lua mostradas aqui são específicas para o Brasil, em Sexta, 18 de Outubro de 2013. (Hora local America/Sao Paulo)
Nascer ao pôr do Lua12h48m
Nascer da Lua18:02
Pôr do Lua05:14
Distância do centro do Sol149025521.6 km
Distância para o centro da Terra383317.48 km
Lua iluminação99.2%
Fase lunarencerando
A tabela a seguir apresenta o cronograma e fases da eclipse lunar penumbral em 18 de outubro de 2013 no Brasil. Para cada cidade que tenha atribuído um fuso horário (UTC) muito precisa (leva em conta o horário de verão, se aplicável).
CidadeDetalhes
Data EventoTipoMag. Pen.Mag. Umb.Eclipse penumbral começaMax. eclipse começaLua alt.Eclipse penumbral termina
Brasilia (UTC-3)2013-10-18eclipse lunar penumbral76.5%0%18:5120:50+3522:50
Acre (UTC-4)2013-10-18eclipse lunar penumbral76.5%0%17:5119:50+1821:50
Alagoas (UTC-3)2013-10-18eclipse lunar penumbral76.5%0%18:5120:50+4722:50
Amapa (UTC-3)2013-10-18eclipse lunar penumbral76.5%0%18:5120:50+3922:50
Amazonas (UTC-4)2013-10-18eclipse lunar penumbral76.5%0%17:5119:50+2321:50
Bahia (UTC-3)2013-10-18eclipse lunar penumbral76.5%0%18:5120:50+4222:50
Ceara (UTC-3)2013-10-18eclipse lunar penumbral76.5%0%18:5120:50+4822:50
Espirito Santo (UTC-3)2013-10-18eclipse lunar penumbral76.5%0%18:5120:50+3922:50
Goias (UTC-3)2013-10-18eclipse lunar penumbral76.5%0%18:5120:50+3322:50
Maranhao (UTC-3)2013-10-18eclipse lunar penumbral76.5%0%18:5120:50+4222:50
Mato Grosso (UTC-4)2013-10-18eclipse lunar penumbral76.5%0%17:5119:50+2921:50
Mato Grosso do Sul (UTC-4)2013-10-18eclipse lunar penumbral76.5%0%17:5119:50+2721:50
Minas Gerais (UTC-3)2013-10-18eclipse lunar penumbral76.5%0%18:5120:50+3622:50
Para (UTC-3)2013-10-18eclipse lunar penumbral76.5%0%18:5120:50+3622:50
Paraiba (UTC-3)2013-10-18eclipse lunar penumbral76.5%0%18:5120:50+4922:50
Parana (UTC-3)2013-10-18eclipse lunar penumbral76.5%0%18:5120:50+3622:50
Pernambuco (UTC-3)2013-10-18eclipse lunar penumbral76.5%0%18:5120:50+4922:50
Piaui (UTC-3)2013-10-18eclipse lunar penumbral76.5%0%18:5120:50+4422:50
Rio de Janeiro (UTC-3)2013-10-18eclipse lunar penumbral76.5%0%18:5120:50+3622:50
Rio Grande do Norte (UTC-3)2013-10-18eclipse lunar penumbral76.5%0%18:5120:50+4922:50
Rio Grande do Sul (UTC-3)2013-10-18eclipse lunar penumbral76.5%0%18:5120:50+2322:50
Rondonia (UTC-4)2013-10-18eclipse lunar penumbral76.5%0%17:5119:50+2421:50
Roraima (UTC-4)2013-10-18eclipse lunar penumbral76.5%0%17:5119:50+2821:50
Santa Catarina (UTC-3)2013-10-18eclipse lunar penumbral76.5%0%18:5120:50+2722:50
Sao Paulo (UTC-3)2013-10-18eclipse lunar penumbral76.5%0%18:5120:50+3222:50
Sergipe (UTC-3)2013-10-18eclipse lunar penumbral76.5%0%18:5120:50+4722:50
Tocantins (UTC-3)2013-10-18eclipse lunar penumbral76.5%0%18:5120:50+3922:50