segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Fotos de coisas cortadas ao meio

Para acabar com a curiosidade de ver algumas coisas partidas ao meio, resolvemos mostrar algumas fotos, aproveitem a oportunidade.
Bola de beisebol
21
Camêra
22
Pasta de Dente
23
Bolinha de borracha
24
Fechadura
25 

sábado, 28 de setembro de 2013

Verdades e mentiras das crendices populares

capa_crendice
Desde crianças ouvimos sobre as crendices populares que nos é passada por mães, avós e bisavós. Algumas são até bizarras e nos fez sentir medo toda a infância. O que é realmente verdade? E o que é mentira, ou seja, mito?
Alguns especialistas fizeram esclarecimentos que de agora em diante vão sanar suas dúvidas. Preste atenção:
1 – Queimadura por água viva: urina alivia a dor?
Mito! Inclusive recomenda-se não fazê-lo, ainda que algumas pessoas pensem que a ureia da urina ajude a eliminar os cistos, não temos o teor de acidez necessário para realmente aliviar a dor. O correto é lavar o local da queimadura com água salgada do mar mesmo ou ainda colocar vinagre sobre o local. E sempre procurar um médico caso a dor aumente.
2 – Caiu no chão? Até cinco segundos está limpinho de novo.
Outro… Mito! Não é verdade que as bactérias demoram cinco segundos para “subir” no alimento. Elas já se encontram no local da queda e no momento que a sua comida tocar no chão, imediatamente estará contaminada!
Vale lembrar que não lavar as mãos ao comer pode trazer muito mais bactérias do que a comida que caiu no chão. Então, fique atento!
OBS.: PARA VER O RESTO DA MATÉRIA CLIQUE EM MAIS INFORMAÇÕES, LOGO ABAIXO DA POSTAGEM.

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Sites inúteis para trollar amigos

capa01
Em plena quarta-feira, você está de saco cheio e tentando animar seu dia???

Que tal “trollar” um colega de trabalho ou, quem sabe, até passar um tempo rindo à toa!?

Divirta-se!!!

Walama















segunda-feira, 23 de setembro de 2013

14 indicadores que uma pessoa está mentindo

Desviar o olhar - Quando a pessoa mente, geralmente, tem dificuldade em manter o contato ocular com naturalidade, de acordo com o psiquiatra e diretor do Instituto de Neurolinguística Aplicada, Jairo Mancilha.
Olhar muito fixamente - Indivíduos que têm conhecimento de que o desvio do olhar é visto como sinal de mentira, podem fixar de forma exagerada os “olhos nos olhos” da outra pessoa. “Pessoas verdadeiras tentam transmitir a verdade, as mentirosas precisam convencer o outro a acreditar na história criada”, afirmou o perito em detectar mentiras e professor do Behavior Analysis Training Institute, Wanderson Castilho.
Piscar - “Mentirosos tendem a dar piscadas mais longa”, disse Castilho. Como efeito inconsciente, o cérebro em uma atitude de recusa ao que a pessoa está dizendo, provoca estas piscadas em que os olhos permanecem fechados por mais tempo do que o habitual, explicou o perito.
Voz - “O tom da voz perde a congruência, a voz não fica tão firme, pode ficar trêmula, cortada e sem fluidez”, disse Mancilha. De acordo com Castilho, o tom de voz também pode ficar baixo e a fala ser projetada para dentro.
OBS.: PARA VER O RESTO DA MATÉRIA CLIQUE EM MAIS INFORMAÇÕES LOGO ABAIXO DA POSTAGEM

domingo, 22 de setembro de 2013

Lugares que estão perto de desaparecer

capa_5lugares
Saiba de alguns motivos pelo qual você teria de ir neste momento comprar as suas passagens e o pacote de viagens para os seguintes lugares….

Nauru
Sendo a menor república independente do mundo e o único país que não possui uma capital oficialmente, Nauru, é uma pequena ilha, localizada no Oceano Pacífico Sul, possui área de 21 km² e em breve pode se tornar completamente inabitável.
O que acontece é que desde o começo do século 20, Nauru tem sido uma das principais fontes mundiais de fosfato, um composto mineral formado ao longo do tempo a partir do excrementos de aves.
O fosfato é um recurso limitado e importante para a produção de fertilizantes.
Com este artifício Nauru enriqueceu rapidamente, se tornando o segundo maior PIB per capita do mundo. Mas….
Em breve o fosfato acabará. Estima-se que as reservas estarão completamente exauridas em 2050, deixando Nauru sem exportação rentável e sem terras decentes e cultiváveis​​, já que a mineração de fosfato torna a terra imprópria para ser cultivada ou habitada. Cerca de quatro quintos da ilha está devastada. Além de ver que a paisagem se transformou em ruínas e coletam tanto calor e ar quente que impede que nuvens de chuva se formem.
Atualmente, Nauru importa quase toda sua comida e água e não parece haver qualquer indústrias pronta para substituir a mineração – já que o fosfato está desaparecendo. O país vende licenças de pesca, principalmente a Taiwan e Austrália e o índice de desemprego é de 90%.
OBS.: PARA VER O RESTO DA MATÉRIA CLIQUE EM MAIS INFORMAÇÕES, LOGO ABAIXO DA POSTAGEM.

Mar Morto
Famoso por ser o lugar mais baixo da Terra, aproximadamente 426 m abaixo do nível do mar, e por ser tão salgado que é possível boiar o Mar Morto é um lago localizado no Oriente Médio. Mas ele pode sumir e deixar apenas um rastro de sal e sujeira. Isso porque o Mar Morto está evaporando em uma velocidade impressionante, perdendo quase 1 m de área por ano.
Para entender o fenômeno, turistas têm visitado o Spa de Ein Gedi. Quando foi inaugurado, há 20 anos, era só sair pela porta de trás do spa para estar a poucos metros da água salgada, mas o mar recuou tanto, que a distância aumentou para  quase 2 km.
O desaparecimento do Mar Morto também se deve porque nas últimas décadas, israelenses, palestinos e jordanianos desviaram água do rio Jordão -  afluente do Mar Morto. Populações crescentes e o aumento agricultura contribuíram para esses desvios e várias soluções foram propostas, uma delas seria a implementação de um canal que canalizaria a água do Mar Vermelho para o Oriente Médio, mas o único problema é que esse (e qualquer outro) plano depende de uma relação amigável entre Israel, Palestina, Jordânia – que pode não acontecer tão cedo…

  • Cidade do México












Você sabia que a Cidade do México, foi construídas pelos astecas em cima de um antigo lago? Sim, e no século 16 os colonizadores espanhóis preferiram manter a aparência tradicional da urbanização, aí então, o lago foi esvaziado e a cidade fiel ao estilo europeu foi construída em seu lugar, pouco tempo depois perceberam que foi uma péssima ideia. Fundações afundundaram no barro mole e deixou edifícios inclinados em ângulos estranhos.
Se fosse só isso, a Cidade do México poderia ser apenas um pouco excêntrica e até mesmo charmosa. Mas, durante o século 20  a população aumentou e o governo teve de procurar novas fontes de água. Eles acabaram bombeamento grande parte da água para fora do aquífero subterrâneo que alimentava o lago – outra péssima ideia. Com o aquífero vazio, a argila mole acima afundou mais rápido ainda, ficando cada vez mais profunda.
Os espanhóis usaram as pedras de Tenochtitlán para fazer as novas obras e acabaram aterrando o lago para ampliar o território. O aterramento criou um solo instável e frágil. A terra não suporta o peso das construções e vários prédios, igrejas, monumentos e até mesmo as ruas apresentam desnível e rachaduras.
No século passado, a Cidade do México afundou mais de 9 m e a cidade afunda cerca de 20 cm por ano. Para piorar: ainda não há nenhum plano claro para fazer a cidade parar de afundar e ainda fornecer água para mais de 22 milhões de pessoas.

Amish Country










Daqui a 20 anos ainda haverá pessoas Amish, grupo religioso cristão, e ainda haverá o lugar conhecido como “País dos Amish”. Mas ele será muito diferente de suas versão tradicional.
Os Amish, emigraram da Europa para os Estados Unidos no século 18, e desde então vivem da agricultura e mantêm um estilo de vida livre de tecnologia . Eles se isolam do resto da população desde os anos 1970, mas isso pode mudar, por conta do aumento do preço das terras. As famílias amish têm uma média de sete filhos, o que significa que a comunidade tem crescido rapidamente, com menos espaço para expandir.
Como as regiões rurais tornaram-se mais populares, lugares que eram terras há 20 anos estão divididos entre fábricas, centros empresariais e porque não dizer que condomínios turísticos também.
Hoje, a maioria dos Amish não têm a agricultura como sua única fonte de renda, pois os negócios relacionados com a indústria do turismo também se tira o sustento, alguns Amish têm trabalhado em áreas diferentes, fazendo com que seja cada vez mais difícil manter a tradição separatista.



Freetown Christiania











Originalmente a base militar, Christiania Freetown, que tinha a missão de defender um dos principais cursos de água da capital dinamarquesa em 1971, foi ocupada por invasores de uma natureza que nem ninguém do exército dinarmaquês foi capaz de prever: hippies.
A base não estava sendo usada, por isso foi tão fácil ocupar a terra sem precisar estar armado.
O grupo -invasor- declarou a base abandonada como sendo seu próprio país autônomo. Com pouca resistência graças ao governo tolerante, os moradores de Christiania passaram os últimos anos vivendo em uma sociedade em que todos os bens eram de propriedade coletiva, todas as decisões eram tomadas por consenso do grupo e toda a maconha crescia e era vendida abertamente.
Através desses anos, os hippies se tornaram empreendedores e fundaram empresas abrindo suas cafeterias e lojas de todos os tipos.
Desde 2004, o recém-eleito governo (considerado conservador) tem reprimido a cultura hippie. Primeiro, realizando uma operação de apreensão às drogas além de criar um plano de desenvolvimento no território que tecnicamente ainda é propriedade federal.
Segundo o jornal local (Post Copenhague) os adultos que vivem em Christiania teriam pago previamente cerca de US $ 45 (o equivalente a R$90) mensalmente para viver lá.
Agora, eles terão de pagar ao governo algo em torno de US $ 800 (cerca de R$1600) por mês. Além disso, o plano dá ao governo o direito de derrubar algumas casas construídas por hippies e substituí-las por condomínios.
FIQUE LIGADO EM TUDO QUE ACONTECE NO CURIOSIDADES CURIOSAS, CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK: https://www.facebook.com/curiosidadescuriosasnl

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

25 coisas que você acha que sabe mas não sabe

O conhecimento popular é um dos mais extensos depósitos da sabedoria, mas nem sempre ele está correto. Muitos dos ensinamentos que são passados entre as pessoas são baseados em lendas ou fatos “que não aconteceram exatamente como são contados”. Erros de tradução e até mesmo a simples distorção na disseminação das informações podem ser responsáveis por alterações nas histórias.
E existe uma quantidade enorme de itens que nos contaram ao longo dos anos — nos deixando com toda a certeza de que são verídicos — e que não são verossímeis. Hoje, trouxemos uma lista com alguns dos erros mais comuns. São coisas que você acha que sabe, mas não sabe de verdade. Mas não precisa se preocupar, porque muitas delas nós também não sabíamos.
  1. Não há evidências reais de que os vikings utilizavam chifres em seus capacetes;
  2. Na Idade Média, a expectativa de vida era realmente baixa. Por outro lado, era possível viver mais de 60 anos;
  3. Não há evidências de que as máquinas de tortura “Donzelas de Ferro”, tenham realmente sido utilizadas;
  4. Cintos de castidade podem ter sido criados apenas para evitar que as pessoas se masturbassem, pois acreditava-se que isso levava à insanidade;
  5. Acredita-se que Colombo teve dificuldades para conseguir patrocínio para suas viagens por imaginarem que a Terra não era redonda. A verdade é que já se sabia disso, mas pensava-se que as viagens não trariam retorno — apenas seria um caminho mais longo para a Índia;
  6. A constituição dos Estados Unidos não foi escrita sobre folhas de cânhamo;
  7. Napoleão Bonaparte não era baixo como se imagina, tendo 1,69m;
  8. A imagem mais popular do Papai Noel não foi criada pela Coca-Cola;
  9. A Coca-Cola nunca foi patenteada;
  10. Albert Einstein não reprovou em matemática na escola
  11. Dietas veganas e vegetarianas não são pobres em proteínas;
  12. A “Teoria do Big Bang” não tenta explicar a origem do universo, mas sim a expansão e a evolução mais recentes;
  13. Esquizofrenia não é uma doença diretamente relacionada às múltiplas personalidades;
  14. Apesar de retratado como um homem obeso, o Buda original (Siddharta Gautama) era magro;
  15. Sherlock Holmes nunca utilizou a expressão “Elementar, meu caro Watson” na obra original de Sir Arthur Conan Doyle;
  16. Os sistemas operacionais Linux e Mac OS X não são imunes a malwares;
  17. Acredita-se que a Lua, por causa de sua composição, tenha cheiro de pólvora;
  18. Benjamin Franklin não “descobriu” a eletricidade com uma pipa. O experimento dele foi apenas utilizado para provar a natureza elétrica dos raios;
  19. A Muralha da China não é visível da Lua, ao contrário do que se imagina;
  20. Maria Antoniet nunca disse que, na impossibilidade de adquirir pão, os franceses pobres deveriam comer brioches;
  21. Nas primeiras versões do conto, Cinderela não utilizava sapatos de cristal;
  22. Cabelo e unhas não continuam crescendo após as pessoas morrerem;
  23. Chicletes não levam sete anos para serem expelidos do corpo quando engolidos;
  24. Animais enxergam cores de uma maneira diferente da dos humanos, mas isso não significa que eles apenas enxerguem em preto e branco;
  25. O “zero” não existia na matemática grega ou romana, mas isso não significa que a “ausência de algo” não podia ser escrita. “Nulla” em latim era a palavra para definir o “nada”
FIQUE LIGADO EM TUDO QUE ACONTECE NO CURIOSIDADES CURIOSAS, CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK:

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Como surgiram as marcas mais conhecidas atualmente

logomarcas

Saiba mais sobre a origem dos nomes em determinados produtos:
Creme Nívea
Foi criado em dezembro de 1911 pela farmácia de manipulação do doutor Oskar Troplowitz, que descobriu como unir água e óleo para hidratar a pele. O Eucerit, retirado da lanolina e combinado com óleos, água, compostos de glicerina, ácido cítrico e essências de rosas e lírios, formava o creme. “Branco como a neve”, foi batizado de Nívea e era comercializado numa latinha amarela. A embalagem ganhou a cor azul com letras brancas em 1925. Depois da Segunda Guerra Mundial, a marca Nívea foi expropriada. A partir de 1952, a empresa Beiersdorf iniciou uma longa jornada pelos países para readquirir os direitos sobre a marca.
Cotonetes
A idéia de uma haste com a ponta de algodão foi lançada nos Estados Unidos pela Johnson & Johnson em 1921. No começo, o Wooden Applicator, uma haste de madeira com algodão em apenas uma das pontas, tinha o seu uso restrito a hospitais, na aplicação de remédios. Em 1947, o sucesso do produto fez a Johnson & Johnson lançar o Johnson’s Cotton Tipped Applicator, disponível para venda direta ao consumidor e indicado para o público infantil. Em 1963, as hastes foram mudadas de madeira para plástico.
Channel Nº5
A partir do seu primeiro emprego, numa loja de chapéus, a francesa Coco Chanel abriu as suas próprias lojas, tornando-se numa das mais importantes estilistas do mundo. O Chanel nº 5 é elaborado com uma mistura de 60 fragrâncias. O 5 era o seu número da sorte, tanto que Coco apresentou o produto no dia 5 de maio de 1921. Mas foi Marilyn Monroe quem tornou o perfume um sucesso. Ao ser entrevistada, perguntaram o que vestia para dormir. Marilyn respondeu: “Apenas algumas gotas de Chanel nº 5″.
OBS.: PARA CONTINUAR VENDO A MATÉRIA CLIQUE EM MAIS INFORMAÇÕES, LOGO ABAIXO DA POSTAGEM.

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Tudo que você precisa saber sobre o sono



 Os cegos também sonham
Pessoas que ficam cegas depois do nascimento podem ver imagens durante os sonhos. As pessoas que nascem cegas não enxergam nada, mas possuem sonhos igualmente vívidos envolvendo seus outros sentidos: audição, olfato, tato e suas emoções. É difícil para pessoas que enxergam imaginar, mas o a necessidade dos sonhos para o corpo é tão forte que os cegos podem virtualmente manipular todas as situações com as quais sonham.
Os sonhos previnem psicose
Em um estudo recente sobre o sono, estudantes que foram acordados no início de cada sonho, mas mesmo assim puderam dormir suas oito horas de sono. Todos experimentaram dificuldades de concentração, irritabilidade, alucinações e sinais de psicose depois de apenas três dias. Quando eles finalmente foram autorizados a dormir durante o sono REM (Rapid Eyes Movement em inglês ou movimento rápido dos olhos; é o sinal fisiológico de que começamos a sonhar durante o sono), seus cérebros compensaram o tempo perdido aumentando muito o percentual de sono realizado no estagio REM.
OBS.: PARA VER O RESTO DA MATÉRIA CLIQUE EM MAIS INFORMAÇÕES, LOGO ABAIXO DESTA FRASE.

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Tudo que você precisa saber sobre o nosso amigo peido

Tudo-que-você-precisa-saber-sobre-o-peido
As informações deste artigo não é o que se pode dizer: “isso era tudo o que eu precisava saber!” mas pelo menos dá pra ter uma pitada de humor, ainda que pareçam bem verídicas.
1. O que é o flato? Do que ele é feito?
Flato, do latim flatus, significa sopro e é uma composição de gases altamente variável, expelida pelo ânus.
É formado por parte do ar que engolimos, que é quase só nitrogênio e dióxido de carbono, pois o organismo absorve o oxigênio, e gases resultantes das reações químicas entre ácido estomacal, fluidos intestinais e flora bacteriana.
Ou seja, dióxido de carbono, hidrogênio e metano.
2. O que faz os peidos federem?
O odor dos peidos vem de pequenas quantidades de sulfeto de hidrogênio (gás sulfídrico) e enxofre livre na mistura.
Quanto mais rica em enxofre for sua dieta, mais desses gases vão ser produzidos pelas bactérias no seu intestino e mais os seus peidos vão feder.
Pratos como cebola, couve-flor e ovos são notórios por produzirem peidos fedidos. Feijão, por exemplo, produz grandes quantidades de peidos não necessariamente fedidos.
3. Por que peidos fazem barulho?
Os sons são produzidos pela vibração da abertura anal.
O som depende da velocidade da expulsão do gás e de quanto estreita for a abertura dos músculos do esfíncter anal.
4. Quanto gás uma pessoa normal produz por dia?
Em média, uma pessoa produz cerca de um litro de peido por dia, distribuído em cerca de 14 peidos diários.
Pode ser difícil para você determinar o volume dos seus peidos diários, mas você pode estimar quantas vezes peida.
Pense nisso como um pequeno experimento científico: anote tudo que você come e conte o número de vezes que você peida. Você pode inclusive anotar sobre o fedor deles.
Você descobrirá uma relação entre o que você come, quanto você peida, e quanto seus peidos fedem.
5. Quanto tempo leva até que o peido chegue ao nariz de alguém?
Isso depende das condições atmosféricas, umidade e velocidade do vento, além da distância entre as pessoas também. Os peidos também se dispersam e sua potência nauseante diminui com a diluição.
Condições excepcionais existem quando o peido é liberado numa área pequena e fechada, como um elevador, um quarto pequeno ou um carro, porque essas condições limitam a quantidade de diluente possível (ar) e o peido vai permanecer numa concentração perceptível por mais tempo, até que se condense nas paredes.
6. É verdade que algumas pessoas nunca peidam?
Não. Se elas estiverem vivas, peidam.
Pessoas podem peidar até mesmo algumas horas depois de mortas.
7. Homens peidam mais que mulheres?
Mulheres peidam tanto quanto homens.
O caso é que os homens têm mais orgulho disso.
8. Em que parte do dia um “gentleman” está mais sujeito a peidar?
Durante a manhã, quando estiver no banheiro. Isso é conhecido como “trovoada matinal”.
E conseguir uma boa ressonância, ele pode ser ouvido na casa inteira.
9. Por que feijão faz as pessoas peidarem tanto?
Feijão contém açúcares que seres humanos não conseguem digerir. Quando esses açúcares chegam em nossos intestinos, as bactérias fazem a festa e produzem um monte de gás.
Outros produtores notórios de peidos são milho, pimenta, repolho e leite.
10. Um peido é mesmo só um arroto que saiu pelo lado errado?
Não, a frase “arroto é um peido maroto que subiu de elevador” é puro folclore.
Arroto vem do estômago e tem composição química diferente de um peido.
Peidos têm menos ar atmosférico e mais gases produzidos por bactérias.
11. Para onde vão os peidos quando você segura eles?
Quantas vezes você segurou um flato, pretendendo soltá-lo na primeira oportunidade apropriada e depois descobriu que ele tinha “desaparecido” quando você estava pronto? Ele saiu lentamente sem a pessoa saber? Foi absorvido pela corrente sanguínea? O que aconteceu com ele?
Os médicos concordam que o peido não é nem liberado nem absorvido. Ele simplesmente volta para os intestinos e sai depois. Isso reafirma o fato de que os peidos não são realmente perdidos, e sim adiados.
12. É possível mesmo “acender” peidos?
A resposta é SIM. Normalmente os puns incluem metano e hidrogênio, ambos são gases inflamáveis. Entretanto, você deve estar avisado de que colocar um peido em ignição é perigoso. Não só a chama pode subir de volta para seu cólon, como a sua roupa e o que estiver ao redor pode pegar fogo.
Peidos tendem a se traduzir em chamas azuis ou amarelas.
Não tente absolutamente nada, para “checar” essa informação.
13. De que cor é o peido?
Via de regra, incolor, porque os gases que o constituem são incolores.
Imagine que interessante seria peidar laranja, tipo dióxido de nitrogênio, pelo menos, ninguém mais perguntaria de quem é o peido.
14. Outras pessoas sentem mais o cheiro do peido do que o “autor”?
O peido deveria cheirar tanto para quem o fez quanto para as pessoas que dele “desfrutam”, mas quem fez leva vantagem pelo fato de que propeliu o ar para longe do seu corpo, numa direção oposta à do seu nariz.
Peidar contra o vento anula essa vantagem.

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

10 partes do corpo que você não sabia que existiam.

Você com certeza já acertou o hálux na quina da mesa ou fica incomodado quando alguém mexe na sua columela. E pode até não saber, mas é dono de não só uma, mas duas carúnculas. O corpo humano é mesmo uma caixinha de surpresas – e elas não estão ligadas apenas a aspectos biológicos. Para ajudar a desvendar alguns destes mistérios (sem ter que recorrer ao dicionário), o CURIOSIDADES CURIOSAS listou 10 partes do corpo com nomes esquisitos que você provavelmente não conhece:
HÁLUX
Para você, ele pode ser apenas um dedão mas, oficialmente, o dedo grande do pé (ou “primeiro pododáctilo”, em cientifiquês) se chama hálux, ou halo.
 LÚNULA
Lúnula, ou “meia-lua”, é o nome que recebe a região esbranquiçada localizada na base da unha. Caso esteja curioso (ou interessado em ampliar seu vocabulário), a outra meia-lua esbranquiçada que se forma no topo da unha conforme ela cresce é chamada “borda livre”.
FILTRO
Por baixo do bigodinho, Charles Chaplin esconde seu filtro labial – nome dado para a depressão vertical localizada entre o nariz e o lábio superior.
ÚVULA
Popularmente chamada de sino ou campainha, úvula é o nome oficial do pequeno apêndice cônico situado na parte posterior da boca. Além de sinalizar para o corpo que comida está sendo ingerida e desempenhar papel importante na fonação, tocar a úvula pode estimular o reflexo de vômito.
GLABELA
Não precisa franzir o cenho, a gente explica: glabela é o nome que recebe a região da face localizada acima do nariz e entre as sobrancelhas.
EPONÍQUIO
Eponíquio é o nome (bem) menos popular da cutícula, importante camada de pele que protege a região de bactérias.
CARÚNCULA
O nome esquisito vem do latim carúncula, que significa “pedacinho de carne”. A carúncula lacrimal é a pequena saliência rósea situada no ângulo interno do olho.
COLUMELA
No meio das narinas tinha uma columela, tinha uma columela no meio das narinas. Apesar do nome estranho, columela nada mais é do que a parte externa (e carnuda) do septo nasal que divide as ventas.
TRAGO
Os amantes de piercings com certeza conhecem o nome dessa pequena saliência localizada no ouvido externo. Estudos indicam que, devido ao seu posicionamento, o trago (também conhecido como tragus) ajuda na audição coletando os sons que vêm de trás.
GNÁTIO
A característica covinha do ator está localizada bem perto de seu gnátio – segundo a Enciclopédia Médica, este é o nome que recebe o ponto inferior da mandíbula, localizado na linha média do rosto.
FIQUE LIGADO EM TUDO QUE ACONTECE NO CURIOSIDADES CURIOSAS, ACESSE:

domingo, 15 de setembro de 2013

Por que bocejamos?


É um sinal, causado por um reflexo involuntário, de que o corpo necessita de sono. Uma vez iniciado o bocejo, é quase impossível interrompê-lo. A pessoa pode fechar a boca, mas os músculos acionados pelo reflexo continuam a sua contração. O ser humano e muitos outros animais bocejam quando o oxigênio começa a ficar escasso no ambiente em que estão e quando seus músculos estão inteiramente relaxados. Uma pessoa que boceja com freqüência provavelmente não está recebendo oxigênio suficiente para suas necessidades. Ela pode estar precisando de um ambiente mais ventilado ou de exercícios. Em geral, essa pessoa deixará de bocejar se beber alguma coisa ou banhar o rosto com água fria.
"O bocejo ainda não é muito conhecido pela medicina", diz Arnaldo Lichtenstein, clínico geral do Hospital das Clínicas de São Paulo. Falta esclarecer qual é a parte do sistema nervoso que controla o reflexo, possivelmente o mesencéfalo (no centro do cérebro). Uma das finalidades do bocejo pode ser a de despertar o indivíduo, ao fazer ele estirar os músculos, e ajudar o sangue a circular.
"Há muita gente que acredita que ele tenha grande utilidade no nosso dia-a-dia. Quando uma pessoa está sonolenta, a distensão dos alvéolos pulmonares fica um pouquinho menor e o bocejo, assim como o suspiro, serviria, então, para desfazer esses pequenos colapsos do pulmão", afirma Arnaldo.
O reflexo pode ser acionado também pela visão de outro bocejo - ou seja, é contagioso: quando vemos alguém bocejando, logo sentimos vontade de fazer o mesmo.
Ventilação totalBocejo escancara as vias respiratórias para dar mais oxigênio ao organismo
1. A contração dos alvéolos pulmonares é uma das reações que desencadeiam o reflexo do bocejo
2. O cérebro dispara esse reflexo fazendo os músculos do rosto se contorcerem e a boca se abrir, aumentando a inspiração de ar
Fique ligado em tudo que acontece no Curiosidades Curiosas, curta nossa página no Facebook: