sábado, 10 de janeiro de 2015

Vodu, você sabe o que é?



Pois é, galera, hoje, para quem não sabe, comemora-se o Dia do Vodu.
Mas você sabe o que realmente é Vodu?
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, Vodu, ou Vudu, é SIM uma religião. Assim como o Candomblé, o Vodu foi trazido da África pelos escravos e chegou a tornar-se uma religião oficial no Haiti.
A religião cultua antepassados e entidades, conhecidas como loas. Assim como a maioria das religiões, o Voduísmo possui um templo, que é caracterizado por uma coluna chamada poteau-mitan, que é considerada sagrada pelos seguidores e é ao redor dela que ocorrem as cerimônias.
Os rituais geralmente são marcados por música, dança e muita comida e podem ser conduzidos tanto por um homem (hougan) quanto por uma mulher (mambo).
Ao redor da poteau-mitan, existem vevers, que são desenhos representando as divindades adoradas no Vodu, que, por sinal, não são poucas. Os nomes das divindades se alteram, dependendo da região onde o ritual é praticado.
Basicamente, essas entidades, as loas, são divididas em dois grupos:
Rada: são entidades transmitidas por Daomé; e
Petros: entidades que com o passar do tempo se infiltraram na religião.
Segundo o vudu, as manifestações dos grupos petros e rada têm personalidades e sensibilidades definidas e procuram sempre seguir uma família específica de adeptos. Outras divindades são públicas, que se manifestam em qualquer pessoa. 
Quando nós falamos em Voduísmo, a primeira coisa que vem à nossa mente, sem dúvida, é o famoso boneco vodu, que, segundo a religião, invoca os poderes dos deuses, e recebe o nome de fetiche, que significa feitiço. Eles são confeccionados pela pessoa que irá realizar a magia, que deve mentalizar os objetivos desejados com o ritual e transmitir sua energia ao boneco.
O fetiche é feito semelhante a uma pessoa, com cabeça, troncos e membros.
Os haitianos acreditam que o homem possui duas almas:
Gros bon ange, ou grande anjo bom, tem a capacidade de sair do corpo da pessoa enquanto ela dorme, e se não voltar, a pessoa morre.
Petit bon ange, ou pequeno anjo bom, serve para proteger e guiar o adepto. Quando a pessoa morre, ela permanece no corpo por um período de nove dias após o sepultamento, só então é feito um ritual para afastá-la.
O Vodu, como muitas pessoas pensam, não é apenas voltado para o mal, ao contrário, eles voltam as práticas para o bem deles, mas, lógico, existem pessoas com outras intenções, mas isso não caracteriza a religião, mas sim, os indivíduos.
É lógico, também, que há uma área do Vodu voltado à magia negra, que é EXTREMAMENTE letal, mas isso é algo que você poderá encontrar em postagens futuras.

Me acompanhe nas redes sociais:
https://www.facebook.com/neyvile.lucas 
https://twitter.com/neyvilelucas
http://instagram.com/neyvilelucas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário